0

Pequenos ações, grandes significados...

Posted by João on 17:36 in



Hoje, 31 de outubro, para os americanos é dia de festejar o famoso “Hallowen”, ou abrasileirando, o “Dia das Bruxas”. O festejo consiste, basicamente, em se vestir de fantasmas, bruxas ou qualquer tipo de monstros; sair às ruas e bater de casa em casa com a seguinte proposta: “gostosuras ou travessuras”.

Pois bem, esse costume, como já dito, é de origem anglo-saxã; um hábito comum entre os estadunidenses. Diante dessa explicação acerca do “Dia das Bruxas”, hoje, nesse dia ‘especial’ para os ianques, crianças, aqui no Brasil, absorveram a tradição do povo habitante do norte. Na noite do dia de hoje, fui surpreendido com a abordagem de crianças (ah, as crianças!!) comemorando a data.
Mas o que me surpreende mais nesse ato é que, num costume alheio, totalmente descaracterístico da nossa cultura, levam-no como se fosse algo bonito, legal, na moda. Engraçado... o folclore ninguém, ou quase ninguém dispensa tanta atenção. As escolas de idiomas Brasil a fora insistem em introduzir esse costume, diferente, e muito, do nosso.

Num pequeno ato, vê-se o estrangeirismo presente no Brasil. O Saci, negro que representa a nossa cultura, o Curupira, defensor da natureza, Iara, a protetora das águas não despertam tanta atenção quanto os “Fred’s Gruguer’s”, “Bruxas” e “Monstros” que representam uma identidade cultural totalmente diferente da nossa.



0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Sem a Razão All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates